quinta-feira, 25 de novembro de 2010

INCOMPETÊNCIA. É A MARCA DA DIRETORIA DA COMPESA EM 2010. PELO MENOS AS 5 MORTES OCORRIDAS NESTE ANO PODERIAM TER SIDO EVITADAS.

Polícia colhe depoimentos sobre afogamento de duas jovens

Acidente ocorreu na última terça-feira, quando elas caíram em um buraco provocado por um cano estourado em Camaragibe

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo
O delegado Roberto Geraldo deu início nesta quarta-feira (24) à coleta de depoimentos a respeito da morte por afogamento de duas jovens no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. À tarde ele ouviu um rapaz que ajudou no resgate dos corpos e informou que nesta quinta-feira (25) vai ouvir outros moradores da comunidade para descobrir as circunstâncias do afogamento.

O enterro de Jaqueline Barbosa da Silva, 20 anos, e Rubenita Vicente Carvalho da Silva, 17, ocorreu na tarde desta quarta no Cemitério de Camaragibe e foi marcado pela emoção. Uma multidão foi até o local para prestar uma última homenagem às jovens. Na hora do enterro, elas receberam muitos aplausos.

O tio de Jaqueline, emocionado, comentou sobre a sobrinha após o enterro: “era uma menina maravilhosa, ótima filha. E agora está deixando todas com muita saudade”.

O buraco no qual elas caíram e morreram afogadas amanheceu fechado nesta quarta-feira (24). A Compesa realizou o conserto durante a madrugada. Segundo assessoria de imprensa, técnicos da Companhia estariam reunidos para elaborar o relatório sobre o motivo do acidente, que deve ser divulgado ainda nesta tarde.

A respeito das investigações, o delegado Roberto Geraldo já havia adiantado que vai intimar muita gente da comunidade para saber o que houve realmente. Ele falou, ainda, que espera o resultado do trabalho feito pelo Instituto de Criminalística (IC).

Segundo testemunhas,  as duas jovens voltavam de um treino de futebol feminino, pela rua barra de São Francisco, no bairro de Santa Mônica, quando teriam aproveitado a água do buraco para tomar banho. Uma delas escorregou e caiu dentro do buraco. A outra foi socorrer a amiga e também caiu.

A estudante Janaína Firmino dos Santos estava voltando com as duas do treino. “Jaqueline entrou para tomar banho e Rubenita ficou encostada no muro, dizendo que ia entrar também”, disse.

Moradores tentaram resgatar as vítimas, mas não conseguiram. Na manhã desta quarta, o carpinteiro Rudemberg Lins voltou ao local do acidente. Ele tentou salvar as duas jovens que estavam se afogando, mas só conseguiu retirar os corpos. “Eu me amarrei em uma corda e desci no buraco. Primeiro, eu consegui puxar a Rubenita. Os meninos tentaram reanimar ela, mas não conseguira. A outra eu tirei do buraco já sem vida”, contou.

Segundo eles, o buraco de aproximadamente três metros de profundidade, formado por um cano estourado da Compesa, estava aberto desde a segunda (22). O problema já havia sido comunicado à empresa, segundo a população do bairro.

COMPESA
Em nota ofciial, a Compesa informou que, com o aumento da vazão do sistema da Região Metropolitana, o número de vazamentos cresceu e o serviço de reparos na rede de distribuição são realizados no intervalo de um a cinco dias. A empresa disse ainda que lamenta o fato das jovens terem morrido antes que o serviço estivesse pronto e se coloca à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários.

Confira a íntegra da nota enviada pela Compesa

COMUNICADO À IMPRENSA

A Compesa, tendo em vista o ocorrido ontem, dia 23/11/10, na Rua Barra de São Francisco, esquina com a Rua Maranguape, no loteamento Santa Mônica, em Camaragibe, vem informar o seguinte:

1 - No dia 22/11/2010, às 11: 54h, houve um registro de atendimento através da Central de Atendimento, comunicando a existência de um vazamento na Rua Maranguape, esquina com a Rua Barra de São Francisco, loteamento Santa Mônica, em Camaragibe.

2 - A Região Metropolitana do Recife utiliza uma rede de distribuição bastante extensa, com mais de 8.000 km. É de conhecimento da sociedade que a rede é antiga e foi submetida, durante mais de 20 anos, a uma operação com rodízio de abastecimento de água, o que acelera o desgaste das tubulações. Ciente disto, a Compesa vem executando um grande programa de investimento nos últimos 4 anos, que visa, por um lado, melhorar a oferta e eliminar o racionamento, e, por outro, melhorar as condições de infraestrutura da rede.

3 - Nos últimos meses, com o aumento da vazão no sistema, tivemos um crescimento no número de vazamentos para o qual já havíamos aumentado o número de equipes de 50 para 70. Os serviços de reparos da rede de distribuição são executados no intervalo de 1 a 5 dias, portanto o a recuperação para o serviço em questão encontrava-se dentro do estimado.

4 - Infelizmente, antes que o vazamento fosse reparado, houve o lamentável acidente que levou ao falecimento de duas pessoas, pelo que a Compesa se coloca à disposição das autoridades constituídas para prestar os esclarecimentos que forem necessários.

5 - A Compesa apresenta votos de pesar às famílias vitimadas com o acidente e reitera seu compromisso com a segurança e a qualidade dos serviços que vem prestando há 39 anos ao povo de Pernambuco.
ÊITA DIRETORIA DA COMPESA,DE NOVO???
Só neste ano morreu um operador  em Caruaru,por falta de socorro;outro em Camocim de São Félix por afogamento,quando já era previsto pelo secretário de recursos hídricos o estouramento da barragem e neste caso também morreu um agricultor; agora morreram mais duas jovens inocentes em Camaragibe. 
 A administração  da nossa Compesa já está se tornando "Expert"em justificativas furadas.não é de agora que o Diário Compesiano vem denunciando este fato.Apenas o governador do estado finge de cego para não afastar da diretoria pelo menos 3 destes diretores que já demonstraram uma incapacidade de gestão bem à cima dos limites suportáveis.Paciência têm limites e a população pernambucana já não aguenta mais.Com a palavra o Excelentíssimo Governador de pernambuco. .

Nenhum comentário:

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...