terça-feira, 26 de maio de 2015

MPT e Compesa acordam sobre terceirização e instituições públicas são beneficiadas

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), representado pelo procurador Jorge Renato Montandon Saraiva, entrou em acordo judicial com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A instituição foi acusada de uso de terceirização ilegal de funções. Como parte do acordo, ao longo de 2015, a empresa se comprometeu a regularizar as atividades e realizar investimentos na área social.
No acordo firmado, a Compesa terá um prazo de 180 dias para garantir que os trabalhos específicos da empresa só serão realizados diretamente por funcionários especializados. Além de regularizar a conduta, a companhia será responsável por financiar duas obras sociais. Serão construídos um sistema de drenagem no Beco da Tramways, em Santo Amaro, e um centro de educação infantil, no Ibura. Os investimentos serão no valor três milhões de reais.
A empresa pública ainda fará uma doação no valor de um milhão de reais, que será dividida entre sete instituições de assistência social e de saúde. Serão beneficiadas: a Associação Lar do Amanhã, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco, o Abrigo Cristo Redentor, a Associação Lar Espírita Clara de Assis, o Instituto do Fígado e Transplante de Pernambuco, o Galpão dos Meninos e Meninas de Santo Amaro e a Casa Padre Ângelo Melloto.
Em caso de descumprimento, o MPT cobrará imediatamente os valores a serem doados acrescidos de multas de 100% no valor original. Para garantir que o acordado será executado, o MPT também realizará inspeções para verificar a situação dos funcionários, em caso de irregularidades serão cobradas multas no valor de R$ 10 mil.
Entenda o caso
Durante investigação instaurada ainda em 1995 pelo MPT-PE, foi constatada o uso, por parte da Compesa, de empregados terceirizados nas chamadas atividades-fim, ou seja, trabalhos em que a empresa é especializada, no caso, serviços de tratamento de água, manutenção de sistemas hidráulicos, etc. A Ação Civil Pública foi movida em 1996.
Como toda instituição, a companhia só é autorizada a terceirizar serviços que não competem a ela diretamente, como limpeza e segurança. Todos as demais funções só podem ser realizadas por funcionários fixos e especializados. O encerramento da Ação Civil Pública foi firmado entre o MPT e a Compesa em setembro de 2014.  http://www.prt6.mpt.gov.br/informe-se/noticias-do-mpt-go/258-mpt-e-compesa-acordam-sobre-terceirizacao-e-instituicoes-publicas-sao-beneficiadas

Nenhum comentário:

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...