domingo, 8 de novembro de 2015

12/08/2015 08h33 - Atualizado em 12/08/2015 08h33

Em Olinda, posto de recadastramento biométrico é inaugurado

Serviço tem capacidade para atender 420 eleitores por dia.
Ao todo, 83 cidades de PE terão voto biométrico em 2016.

Do G1 PE
Nesta quarta-feira (12), será inaugurado um novo posto de recadastramento biométrico em Olinda. O serviço, que vai funcionar na Rua de São Bento, número 200, tem capacidade de atender 420 eleitores por dia. O recadastramento deve ser feito por todos os eleitores de 83 cidades de Pernambuco, que vão realizar eleições com o voto biométrico, em 2016.
Nesta quarta (12), a inauguração será às 10h, horário em que começará a funcionar o posto. No entanto, o atendimento normal do serviço será a partir das 7h30 da manhã. Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores precisam agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Depois do agendamento, o eleitor precisa comparecer ao posto de recadastramento levando um documento oficial de identificação. De acordo com a coordenadora da biometria em Pernambuco, Raquel Salazar, o documento não precisa ter foto. "Pode ser também uma certidão de nascimento ou casamento, mas tem que ser original. É preciso trazeer um comprovante de domicílio que também tem que ser original. Os eleitores nascidos em Olinda não precisam trazer o comprovante de residência", diz Salazar.
Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa prencher dados pessoais e fazer uma assinatura de forma digital. Em seguida, também tira uma foto e faz a coleta das dez digitais dos dedos das mãos. Segundo a coordenadora, o atendimento é rápido e não dura mais que 15 minutos. O eleitor já sai do posto com o novo título.
Raquel Salazar também aponta que a qualidade da coleta das digitais tem um grande impacto no dia das eleições. "Uma coleta, sendo bem feita, e o mesário sabendo fazer a habilitação do eleitor, com certeza no dia da eleição não vai ter nenhum problema", comenta.
Em Olinda, outros dois postos de recadastramento já estão funcionando: um em Bairro Novo, na Rua Manuel Almeida Belo, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h; e um no Expresso Cidadão da Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Recastramento biométrico
Em 2014, eleitores de 47 municípios de Pernambuco votaram nas urnas biométricas. Em 2016, moradores de outras 36 cidades também vão votar pela biometria. O recadastramento biométrico deve ser feito por todos os eleitores, inclusive os maiores de 70 anos, menores de 18 e analfabetos, que desejam continuar votando.
A biometria é feita gratuitamente e o prazo para o recadastramento é até 31 de março de 2016. Quem não fizer pode perder benefícios como acesso ao Bolsa Família, matrículas em instituições de ensino e emissão de passaporte, por exemplo. http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/08/em-olinda-posto-de-recadastramento-biometrico-e-inaugurado.html

Nenhum comentário:

DIÁRIO COMPESIANO

Minha foto

SOU SIMPLES, REALISTA, CURTO E DIRETO. DETESTO ENROLADAS, NÃO SUPORTO MENTIRAS. PREFIRO ME APROXIMAR DOS QUE SINCERAMENTE ME ODEIAM, DOS QUE SE DIZENDO MEUS AMIGOS, AGEM COM SAFADEZA.

ASSIM DIZ O SENHOR JESUS CRISTO:

Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.