domingo, 8 de novembro de 2015

12/08/2015 08h33 - Atualizado em 12/08/2015 08h33

Em Olinda, posto de recadastramento biométrico é inaugurado

Serviço tem capacidade para atender 420 eleitores por dia.
Ao todo, 83 cidades de PE terão voto biométrico em 2016.

Do G1 PE
Nesta quarta-feira (12), será inaugurado um novo posto de recadastramento biométrico em Olinda. O serviço, que vai funcionar na Rua de São Bento, número 200, tem capacidade de atender 420 eleitores por dia. O recadastramento deve ser feito por todos os eleitores de 83 cidades de Pernambuco, que vão realizar eleições com o voto biométrico, em 2016.
Nesta quarta (12), a inauguração será às 10h, horário em que começará a funcionar o posto. No entanto, o atendimento normal do serviço será a partir das 7h30 da manhã. Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores precisam agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Depois do agendamento, o eleitor precisa comparecer ao posto de recadastramento levando um documento oficial de identificação. De acordo com a coordenadora da biometria em Pernambuco, Raquel Salazar, o documento não precisa ter foto. "Pode ser também uma certidão de nascimento ou casamento, mas tem que ser original. É preciso trazeer um comprovante de domicílio que também tem que ser original. Os eleitores nascidos em Olinda não precisam trazer o comprovante de residência", diz Salazar.
Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa prencher dados pessoais e fazer uma assinatura de forma digital. Em seguida, também tira uma foto e faz a coleta das dez digitais dos dedos das mãos. Segundo a coordenadora, o atendimento é rápido e não dura mais que 15 minutos. O eleitor já sai do posto com o novo título.
Raquel Salazar também aponta que a qualidade da coleta das digitais tem um grande impacto no dia das eleições. "Uma coleta, sendo bem feita, e o mesário sabendo fazer a habilitação do eleitor, com certeza no dia da eleição não vai ter nenhum problema", comenta.
Em Olinda, outros dois postos de recadastramento já estão funcionando: um em Bairro Novo, na Rua Manuel Almeida Belo, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h; e um no Expresso Cidadão da Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Recastramento biométrico
Em 2014, eleitores de 47 municípios de Pernambuco votaram nas urnas biométricas. Em 2016, moradores de outras 36 cidades também vão votar pela biometria. O recadastramento biométrico deve ser feito por todos os eleitores, inclusive os maiores de 70 anos, menores de 18 e analfabetos, que desejam continuar votando.
A biometria é feita gratuitamente e o prazo para o recadastramento é até 31 de março de 2016. Quem não fizer pode perder benefícios como acesso ao Bolsa Família, matrículas em instituições de ensino e emissão de passaporte, por exemplo. http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/08/em-olinda-posto-de-recadastramento-biometrico-e-inaugurado.html

Nenhum comentário:

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...