quarta-feira, 1 de novembro de 2017

AS CONSEQUÊCIAS DA JORNADA DE TRABALHO EXCESSIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Modelo de Artigo Acadêmico. Específico para Discentes tomarem por base de exemplo. Seguindo as Normas da ABNT/2015.                                                                  
                                                                           RESUMO

Há uma realidade na profissão de Docente que a torna como uma das mais normatizadas pela Legislação Brasileira, dentre muitas outras, pois está presente desde a nossa Carta Mágna (CF/88), como também por Leis Complementares, Decretos Presidenciais e até mesmo Resoluções do Ministério da Educação, parecendo buscar regulamentações e adequações às realidades políticas; econômicas; e, sociais. Em Pernambuco, por exemplo, pressupõe-se, que se adequam às realidades dos Docentes. Pois, por vezes, as autoridades políticas parecem se importar com as situações dos profissionais da área de Educação, muito embora, noutras ocasiões, estas supostas preocupações e verdadeiras intenções, não se mostram tão benéficas para os Professores e Professoras do ensino fundamental, como deveriam. Diante deste fato, a partir de que momento estes consequentes distúrbios se manifestam de forma evidente, ou são assintomáticas? Quais as sequelas? Quais os danos proporcionados por estas jornadas de trabalho na vida profissional e na vida social das pessoas que se entregam de corpo e alma nesta Profissão? E que, demonstram o claro objetivo de dar o melhor de si para cada um dos seus discentes (alunos) do ensino fundamental? Quais os benefícios produzidos na carreira profissional? E principalmente, se vale a pena à investidura na Nobre Causa da Docência justamente nesta área tão importante, onde a criança,e o adolescente, precisam de uma maior entrega por parte dos Docentes? Mesmo sabendo da possibilidade destes profissionais, em desenvolver algumas doenças do trabalho, dentre as quais, estão às psicossomáticas, conhecidas por influenciarem, atuando de forma agressiva o metabolismo dos trabalhadores, a ponto de desenvolver inclusive patologias nos Sistemas hepático, gástrico, e também, no sistema nervoso, como a Síndrome de Burnout, por exemplo, dentre outras possíveis. É desta forma que buscaremos de forma analítica e científica, discorrer sobre este tema que envolve os ambientes por onde circulam os Professores e Professoras do Sistema Educacional do ensino fundamental em Pernambuco.

Palavra Chave: Docentes. Jornadas. Ensino Fundamental. Carta Magna. Leis Complementares. Decretos. Síndrome de Burnout. Resoluções. Ministério da Educação. Patologias. Professoras e Professores.

                                                                       SUMMARY 

There is a reality in the teaching profession that makes it one of the most regulated by Brazilian Law, among many others, since it has been present since our Magna Carta (CF / 88), as well as by Complementary Laws, Presidential Decrees and even Resolutions of the Ministry of Education, seeming to seek regulations and acquisitions to the political realities; economics; and social. In Pernambuco, for example, it is assumed, that they are adequate to the realities of the Teachers. For political authorities sometimes seem to care about the situation of professionals in the field of Education, although, on other occasions, these supposed concerns and intentions are not as beneficial to Primary School Teachers as they should be. . In view of this fact, from what moment do these consequent disorders manifest themselves clearly, or are they asymptomatic? What are the sequels? What damages do these working days cause in the professional life and in the social life of the people who give their body and soul in this profession? And what, do they demonstrate the clear goal of giving your best to each of your students (students) of elementary school? What are the benefits of a professional career? And above all, is it worth the investiture in the Noble Cause of Teaching precisely in this important area where the child and the adolescent need a greater surrender for the teachers? Even knowing the possibility of these professionals, in developing some work diseases, among which, are the psychosomatic, known to influence, acting aggressively the metabolism of workers, to the point of developing even pathologies in the hepatic and gastric systems, in the nervous system, such as Burnout Syndrome, for example, among other possible. It is in this way that we will seek analytically and scientifically to discuss this theme that surrounds the environments where the Teachers and Teachers of the Educational System of elementary education circulate in Pernambuco. 

Keyword: Teachers. Conferences. Elementary School. Magna Carta. Complementary Laws. Decrees. Burnout syndrome. Resolutions. Ministry of Education. Pathologies. Teachers and Teachers.

1. INTRODUÇÃO

Em 2016, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo concedeu 128.178 mil licenças médicas a professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (PEB II), totalizando 2.901,529 dias de afastamento. Os dados foram obtidos pelo movimento Todos Pela Educação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

São números altos, mesmo para uma rede enorme como a paulista, que mostram como as condições de trabalho impactam diretamente a saúde dos educadores. Portanto, estabelecer boas condições no ambiente escolar é fundamental para eles e, consequentemente, para os estudantes. (CRESCÊNCIO. Denise.2017). 

No Brasil, enquanto a mídia noticia quase que diariamente as múltiplas dificuldades enfrentadas pelos professores, dentre as quais se destacam os casos de violência, indisciplina e outras formas de desrespeito; os estudos envolvendo professores apontam para um cenário de adoecimentos característicos da profissão. Mas, que tipos de doenças estariam acometendo os professores? O que os estaria afastando do seu trabalho? Mais ou menos na ordem abaixo, a hierarquia dos afastamentos tem sua maior incidência relacionada aos transtornos mentais e comportamentais (o que inclui a já popularizada síndrome de Burnout); acompanhados pelos problemas cardiológicos e circulatórios; os distúrbios da fala e da voz e os transtornos osteomusculares, ortopédicos e músculos-esqueléticos. Com menor incidência, porém não com menor importância, aparecem os casos de transtornos respiratórios; de acidentes e doenças digestivas, bem como as do tecido conjuntivo. (MACAIA; FISCHER; SILVA; PAPARELLI.2015).

Estudantes denunciam fechamento de escolas em Pernambuco.
Em Pernambuco, a luta contra o sucateamento da educação na rede pública também está a todo vapor. Na quarta-feira (9), os estudantes participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Educação, na Assembleia Legislativa (Alep) e denunciaram o fechamento de escolas, turmas, e turnos.

 A estudante Vitória Regina Caetano cursa o 1º ano na escola São Luiz, em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife. Durante a audiência, a jovem retratou estado de total abandono da instituição. “Algumas turmas foram fechadas, novas matrículas foram proibidas e vários professores já pediram transferência. A escola está sendo esvaziada, e tudo é feito sem comunicação com os alunos”, criticou.(VERMELHO.2016)

Por todos este relatos dos fatos deteriorantes que se apresentam para somarem-se ao demais complicadores laborais, é que este Artigo se insurge para buscar uma maior compreensão na questão dos efeitos nocivos causados pelas excessivas jornadas de trabalhos dos Docentes, e em especial, do ensino fundamental. E como tal, foram apresentadas fartas razões que certamente proporcionam debilidades clínicas sobre a saúde dos professores.

São conhecidas, as consequências da jornada de trabalho excessiva impostas aos Professores do ensino fundamental”, e, de uma forma ou de outra, já no primeiro semestre se fazem notórios, pois, os Docentes, um a um, sejam homens ou mulheres, começam a agir, e demonstram talvez, inconscientemente, certos sintomas de stress, desânimo, cansaços, que são visíveis até mesmo em seus semblantes, muito embora, as vezes, passem despercebidos da maioria dos alunos, administradores das instituições educacionais, ou até mesmo, por seus familiares.

Devido aos muitos atropelos políticos provocados por maus administradores, políticos, que sempre deixa a questão educacional para último plano, muitas escolas municipais e estaduais estão totalmente sucateadas, de uma forma que, constantemente observam-se movimentos paredistas por parte dos profissionais Docentes que já não suportam padecer nas condições que lhes são impostas sem nenhum critério, com total desprezo pelo ser humano, e que, está à frente da profissão na área educacional do ensino fundamental, e nesta senda, de total desmantelo do sistema da docência, é que neste estudo analítico acadêmico, buscar-se-á uma maior cognição perante as questões que envolvem e proporcionam tais desgastes sobre os Docentes do Ensino Fundamental em Pernambuco.

Buscando cumprir com este Artigo proposto, pretende-se estruturar por cinco seções, por onde seguiremos da seguinte forma: a) os termos da introdução a se pesquisar; b) Seguir o direcionamento do processo metodológico para a devida condução do estudo, e também os comentários correlatos e característicos contendo a tipologia, e os instrumentos pelos quais obteremos os dados; c) Teremos a exposição do marco teórico de onde se definirão também, o desenvolvimento do Artigo em tela; d) Será feita uma discussão sobre o tema e seus efeitos, de uma forma mais apurada; e por fim e) Teremos as considerações finais do Artigo, com possíveis sugestões para outros futuros.
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FONTES:

VERMELHO. Acesso em 10 de outubro de 2017. http://www.vermelho.org.br/noticia/277523-8

CRESCÊNCIO. Acesso em 10 de outubro de 2017.  http://educacao.estadao.com.br/blogs/de-olho-na-educacao/como-vai-a-saude-dos-nossos-professores/

MACAIA; FISCHER; SILVA; PAPARELLI. Acesso em 10 de outubro de 2017. http://sinprominas.org.br/noticias/saude-dos-professores-uma-ambiguidade-a-resolver/

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Sergio Jose Araujo da Silva é Advogado nos quadros da OAB/PE. Bacharel em Direito pela Faculdade Joaquim Nabuco, unidade do Paulista-PE. do ano de 2016. Proprietário deste Blog Diario Compesiano, A Verdade da Informação, desde 2010 (ano de criação), quando ainda era Funcionário público concursado na Compesa.

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