sexta-feira, 28 de maio de 2010

Primeira assembléia – Visão geral

       Como todos sabem , na última terça-feira (25/05/10), houve nossa primeira assembléia para discutirmos o que a diretoria da compesa propôs ao fim das negociações normais e traçarmos um panorama geral de como iremos conduzir nossa campanha salarial deste ano.

       Diante mão, gostaria de comentar a insatisfação de alguns quanto ao atraso no começo da assembléia que começou às 11:00 horas, quando o horário correto seria as 09:00 horas, esse fato só mostra a falta de organização do sindicato para montar o evento, ocasionando impaciência, fome nos companheiros ( deveria haver um coffee break, fica aqui uma sugestão) e de certa forma acaba prejudicando os companheiros que ainda irão voltar ao trabalho, mas quanto a eles o sindicato encontrará uma forma de abonar a falta no final da campanha.

       Conduzida pelo presidente do sindicato, segui a apresentação da proposta da compesa, onde ela oferece 5,49% de aumento no salário e nos ticket's. Houve também uma grande vitória para a área de esgoto, onde os motoristas passarão a ganhar insalubridade de 40%, isso mostra a força desse grupo dentro da compesa, pois segundo barbosinha, essa proposta partiu da compesa, será? O que se sabe é que o sindicato não consegui persuadir facilmente nossos companheiros que trabalham no esgoto, pois nas assembléias setoriais realizadas nessa divisão, não obtiveram o resultado esperado, e ficar bem visto por esse grupo nesse ano ajudaria bastante. Quanto ao divisor de 180 para o turno de revezamento, muito bem defendido pelos companheiros Sérgio e Demetrios, e, não sei o porquê, mas há um companheiro de caruaru que deixou a desejar, pois na mesa de negociação mostrou afinco e altivez em defender o divisor de 180, mas na assembléia se recusou até a assinar o abaixo assinado, estou sem entender até agora! Se alguém entender por favor me explique. Bem, voltando ao assunto, esse divisor foi muito bem aceito pelos que ali estavam, seja ele trabalhador ou não de turno de revezamento, mas ressentidos pelo sentimento de injustiça que paira sobre os companheiros que trabalham sob esse regime de trabalho, ora! Se eu trabalho em turno de revesamento devo ser remunerado conforme a lei específica. Hoje quem trabalha na operação da compesa ganha como se tivesse trabalhando em horário comercial, acarretando uma perca de aproximadamente R$ 300,00 todo mês (esse valor depende muito do salário base). O sindicato não mostrou interesse em lutar pelo divisor de 180, mas o grupo está consciente dos seus direitos, unido e o mais importante, disposto a brigar por este divisor fazendo tudo o que for possível, custe o que custar.

       Surgiu também uma boa idéia por parte dos companheiros, essa idéia consiste em fazermos um protesto no dia da inauguração de pirapama, eureca! Não há oportunidade maior em chamar a atenção da sociedade para o descaso com que a diretoria da compesa trata seus funcionários operacionais. Essa idéia deveria partir da direção do sindicato que com sua “larga experiência sindical”, deveriam perceber facilmente essa oportunidade, ou será que há uma certa complacência entre SINDURB/CUT/PT? E o que eles temiam irá acontecer nesse protesto que é o desgaste da atual conjuntura política, bem , só teremos alguma percepção após o protesto, mas o que se pode afirmar é que a maioria da direção do SINDURB se abstiveram em votar contra ou a favor desse protesto, logo eles que deveriam estar entusiasmados com essa ilustre oportunidade.

       Quanto a greve, a tão falada e esperada greve, como sempre levantada pelos companheiros como principal e eficiente arma para que a compesa cumpra em pagar o que é nosso de direito, já do outro lado, o SINDURB, tolhendo o sentimento do movimento paredista (GREVE) e para mostrar serviço usa uma manobra menos eficiente (assembléia permanente),ora! A maior parte da empresa é terceirizada e dessa maneira ninguém consegui sentir que a compesa parou. Agora imaginem o sindicato mobilizando uma operação que diminua a capacidade de produção e distribuição de aguá, como por exemplo, operação pinga-pinga ou paralisação de advertência, isso sim iria incomodar a direção da compesa, e consequentemente forçar a negociação ao nosso favor, mas o sentimento é que isso passa longe da intenção do SINDURB. POR QUE?

       Enfim, as expectativas são as melhores possíveis, já que nesse ano a compesa partiu do INPC (5,49%), graças a força da categoria. Se continuarmos assim unidos, consciente e dispostos a lutar pelo que é nosso, tenham certeza companheiros, ESSE ANO É NOSSO!!!!

6 comentários:

SERGIO ARAUJO ADVOGADO disse...

lÁ VAMOS NÓS:
1- Xavier (CAS Olinda e diretor da CUT).
2- Jaime (Igarassu e era da CTB,não sei se ainda é).
3- Ezequiel (op. de sistemas em Caruarú).
4- Wilsom (op. de esgoto em Jaboatão).
5- Eu (op.de sistemas do CAS Olinda)
6- Georgio (motorista em Caruarú e diretor do Sindurb)
7- Oscar (representa o PRÓ COMPESA e os engenheiros)
8- Madalena (téc.? e diretora do Sindurb)

SERGIO ARAUJO ADVOGADO disse...

Detalhe:Apenas a minha pessoa está fazendo a defeza do divisor 180 que quase seria retirada por motivos de políticas sindicais.
Teve operador (o de Jaboatão) que disse nesta última reunião que o divisor 180 não era motivo para empancar as negociações.
É mole,ou quer mais?

Valdemar Oliveira disse...

Será que todo mundo agora pegou mania de escrever errado igual a Sérgio foi? "fala-se"? Ou foi isso ou ele mesmo escreve nos comentários!
Já mais que esclarecido sobre esse divisor e vc verá que não será alcançado, mas se quer se desgastar... Vai em frente... Agora, arrume desculpa para dizer pq não conseguiu ou melhor diga logo que é pq vc se meteu a ler os artigos da CLT sem experiência alguma e acha que sabe de alguma coisa. Dá até pena de uma pessoa dessa... Jura que sabe de algo, ainda engana o povo (tá certo que sem querer, pq ele mesmo acha que está certo) e depois terá que arrumar desculpa, pq sabemos que isso vai a canto nenhum!
PENA!

Anônimo disse...

prezado valdemar,

você não pode falar de ninguém, pois tive que ler seu comentário umas cinco vezes para entender o que você quis falar, se uns pecam na ortografia você não tem uma boa coesão textual, procure fortalecer o movimento, ao invés de atrapalhar desviando o foco,

um abraço "companheiro"!

SERGIO ARAUJO ADVOGADO disse...

Valdemar .
Se és tão esclarecido como dizes,leia o nome do autor da postagem pelo menos.
Está escrito claramente Adelmo,companheiro de lutas e que trabalha muito,com certeza ,mais que você.
Se houve erros foi justamente por ele(Adelmo)possuir pouco tempo a disposição,então, dá um tempo pois se tua diretoria pelêga do nosso Sindurb está no último ano de mandato é por pura incompetência tua e deles.
Deus tenha misericórdia de vocês.

Anônimo disse...

Valdemar... Pense duas vezes, ou melhor; pense várias vezes antes de digitar algo (Evitando se passar po ridículo). A conclusão que chego sobre seu INFELIZ comentário é que perdeste uma grande oportunidade de ficar "calado", Polpe-se à perca de tempo "raciocínando" coisas inúteis ao nosso movimento, converta-o a "pensar" em coisas produtivas, que visem a conquista do nosso ideal.
Quanto a campanha, é vergonhoso esses 5,49% oferecidos a categoria, é ano eleitoral, não vamos nos contentar com essa MISÉRIA oferecida. Não tenho certeza do aumento da POLICIA CIVIL...mas sei que foi na faixa de 40%, pois bem se SEGURANÇA é DIREITO, ÁGUA é VITAL. Vamos a luta...

Atenciosamente,

JMS

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...