sábado, 14 de agosto de 2010

E NA ACT DESSE ANO ALEGARAM QUE NÃO TINHA DINHEIRO!!!

Funcionários da Compesa terão reajuste médio de 20%

Registro do Plano de Carreiras beneficiará 2.449 pessoas

BOSCO acredita que faltou política salarial no passado

Após mais de 20 anos sem registrar o Plano de Cargos e Carreiras na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) firmou um acordo junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que vai beneficiar 2.449 funcionários. Eles serão promovidos a níveis superiores, o que implicará em um acréscimo de R$ 10 milhões na folha de pagamento, a partir de dezembro, quando começa o novo depósito, segundo a autarquia. Já de acordo com o Sindicato dos Urbanitários de Per-nambuco (Sindurb-PE), os trabalhadores terão um reajuste salarial médio de 20%.

“É uma vitória para os trabalhadores porque corrige uma série de distorções. Não existia promoção há mais de duas décadas. Apenas os gerentes tinham recebido maturidade (benefício dado de acordo com o tempo de serviço). O aumento pode variar de 3% a 30%, dependendo do nível que a pessoa estiver enquadrada”, afirmou o presidente do Sindurb-PE, José Gomes Barbosa. Segundo ele, cerca de 400 funcionários podem ter o reajuste maior, beirando os 30%.

A Compesa reconheceu a falta de validade do Plano de Cargos anterior, por falta de registro na DRT. “Houve muita reclamação porque empregados achavam que teriam um enquadramento com o tempo que estavam na empresa, mas isto não estava previsto, pois teríamos um grande impacto na folha de pagamento. Então, adotamos um critério de seleção para os gerentes de primeiro nível, porque eram só umas 40 pessoas”, justificou o presidente do órgão, João Bosco de Almeida.

Segundo ele, os custos da Compesa crescerão 5% em função do reajuste, efeito que será verificado a partir do ano que vem, já que o acordo valerá a partir de dezembro. Ainda de acordo com o gestor, a Companhia não terá problemas de caixa. “Teremos condições porque haverá uma melhoria na receita em função das obras que estão entrando em operação. Por isso (falta de verba), não concedi o aumento este ano. Arcamos com a falta de política salarial da empresa no passado”, apontou o presidente.

Para o procurador chefe do MPT em Pernambuco, Fábio Farias, a implantação de um Plano de Cargos sem cadastro na DRT é “uma formalidade que pode parecer secundária, mas é a mesma situação de uma Lei não ser publicada no Diário Oficial”. Ele se disse preocupado com a substituição de trabalhadores por máquinas em algumas unidades de tratamento de água e esgoto da Compesa. “Esse processo de automação implica na desnecessidade dos empregados. O plano coloca alguns mecanismos que fazem com que eles sejam aproveitados em outras funções”, defendeu.



Nenhum comentário:

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...