terça-feira, 14 de dezembro de 2010


TÉCNICOS DA COMPESA SENTEM A FALTA DE INCENTIVO ALÉM DA DESVALORIZAÇÃO DA CATEGORIA POR PARTE DA NOSSA EMPRESA.
Técnicos e o piso salarial
 Por Carolina Ribeiro.

Muito se tem falado em melhoria das condições dos funcionários da nossa empresa. Creio que alcançar todas as subjetividades individuais é impossível, mas há aquelas que são consensuais, dentre elas está o pagamento do piso salarial para os técnicos desta companhia.
            Existe um projeto de lei de nº 2861/2008 que alterará a lei nº 4950/66 e propõe a criação do piso salarial para os técnicos industriais no valor R$ 1.683,00 (mil, seiscentos e oitenta e três reais), (conferir em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/795446.pdf).
            Este projeto de lei além de valorizar o trabalho técnico, uma vez que faz acréscimo da categoria junto aos engenheiros, químicos e agrônomos, também norteia para a melhoria das remunerações deste profissional.
            É de se esperar que ao discurso de: promoções por produtividade, como já tem acontecido por dois anos consecutivos (2009 e 2010) e a qualificação profissional como treinamentos e capacitação seja acrescentado o pagamento do piso salarial e quem sabe, se antecipar à aprovação do projeto, dando demonstração de incentivo financeiro à classe.
            Friso, no entanto, que mesmo com o cumprimento da lei, o nosso salário ainda está muito aquém de outras companhias de saneamento estaduais do nordeste que semelhante a nós sofreu por longos anos com a falta de investimentos em suas empresas, exemplo: a CAGEGE (Companhia de água e esgoto do Ceará) que estabeleceu o piso em 1133 reais em 2009 para jornada de trabalho de 40 horas semanais (extraído de: Diário Compesiano, n°8, outubro/novembro, 2010).
Dentro de um dos marcos doutrinais da Compesa, citado no site, está o seguinte tópico:

INTEGRAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E VALORIZAÇÃO:
"Valorizar o capital humano, num ambiente cooperativo,harmônico e saudável".
 Que haja a efetividade das palavras e que possamos fazer da nossa empresa essa realidade.

O Diário Compesiano também é solidário com a luta dos Técnicos Compesianos.
Em 2011,unidos,faremos novamente a diferença. Feliz Natal e um Vitorioso Ano Novo.

Um comentário:

SERGIO ARAUJO ADVOGADO disse...

Compesianos,em 2011 já à partir de Janeiro estaremos nos mobilizando para o confronto,pois entendemos que apenas com conversa(o suposto diálogo)não conseguiremos nada.
Sem lutas,sem vitórias!
2011,Compesianos,vamos pra cima com tudo!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...