terça-feira, 14 de dezembro de 2010


TÉCNICOS DA COMPESA SENTEM A FALTA DE INCENTIVO ALÉM DA DESVALORIZAÇÃO DA CATEGORIA POR PARTE DA NOSSA EMPRESA.
Técnicos e o piso salarial
 Por Carolina Ribeiro.

Muito se tem falado em melhoria das condições dos funcionários da nossa empresa. Creio que alcançar todas as subjetividades individuais é impossível, mas há aquelas que são consensuais, dentre elas está o pagamento do piso salarial para os técnicos desta companhia.
            Existe um projeto de lei de nº 2861/2008 que alterará a lei nº 4950/66 e propõe a criação do piso salarial para os técnicos industriais no valor R$ 1.683,00 (mil, seiscentos e oitenta e três reais), (conferir em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/795446.pdf).
            Este projeto de lei além de valorizar o trabalho técnico, uma vez que faz acréscimo da categoria junto aos engenheiros, químicos e agrônomos, também norteia para a melhoria das remunerações deste profissional.
            É de se esperar que ao discurso de: promoções por produtividade, como já tem acontecido por dois anos consecutivos (2009 e 2010) e a qualificação profissional como treinamentos e capacitação seja acrescentado o pagamento do piso salarial e quem sabe, se antecipar à aprovação do projeto, dando demonstração de incentivo financeiro à classe.
            Friso, no entanto, que mesmo com o cumprimento da lei, o nosso salário ainda está muito aquém de outras companhias de saneamento estaduais do nordeste que semelhante a nós sofreu por longos anos com a falta de investimentos em suas empresas, exemplo: a CAGEGE (Companhia de água e esgoto do Ceará) que estabeleceu o piso em 1133 reais em 2009 para jornada de trabalho de 40 horas semanais (extraído de: Diário Compesiano, n°8, outubro/novembro, 2010).
Dentro de um dos marcos doutrinais da Compesa, citado no site, está o seguinte tópico:

INTEGRAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E VALORIZAÇÃO:
"Valorizar o capital humano, num ambiente cooperativo,harmônico e saudável".
 Que haja a efetividade das palavras e que possamos fazer da nossa empresa essa realidade.

O Diário Compesiano também é solidário com a luta dos Técnicos Compesianos.
Em 2011,unidos,faremos novamente a diferença. Feliz Natal e um Vitorioso Ano Novo.

Um comentário:

Diário Compesiano disse...

Compesianos,em 2011 já à partir de Janeiro estaremos nos mobilizando para o confronto,pois entendemos que apenas com conversa(o suposto diálogo)não conseguiremos nada.
Sem lutas,sem vitórias!
2011,Compesianos,vamos pra cima com tudo!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

DIÁRIO COMPESIANO

Minha foto

SOU SIMPLES, REALISTA, CURTO E DIRETO. DETESTO ENROLADAS, NÃO SUPORTO MENTIRAS. PREFIRO ME APROXIMAR DOS QUE SINCERAMENTE ME ODEIAM, DOS QUE SE DIZENDO MEUS AMIGOS, AGEM COM SAFADEZA.

ASSIM DIZ O SENHOR JESUS CRISTO:

Josué 1:9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.