quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Dispensa de empregado público precisa ser
motivada

Extraído de: Direito Vivo  -  17 de Agosto de 2009
O juiz Eugênio José Cesário Rosa, titular da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia, declarou nula a dispensa de ex-empregada da Saneago - Saneamento de Goiás S/A, e determinou a sua imediata reintegração ao trabalho, com o pagamento integral dos salários vencidos. Segundo entendimento do magistrado, todo ato administrativo público deve ser motivado, o que não ocorreu na dispensa da reclamante, gerando a nulidade.
A autora fora demitida no início deste ano sem justa causa. Em ação trabalhista, ela pedia a sua reintegração ao serviço.
A Saneago, sociedade de economia mista, alegou fazer uso de sua condição de empregador comum regido pela CLT, com direito de livre dispensa de empregado. A empresa ressaltou ainda que a reclamante não é concursada, portanto, não dispõe de estabilidade no emprego.
O magistrado adotou a posição de parcela da jurisprudência que obriga empresas públicas e sociedades de economia mista a motivarem os seus atos de gestão, entre os quais se inclui a dispensa sem justa causa do empregado público.
O juiz esclarece que, nesse entendimento, o que se exige do administrador público não é a justa causa para dispensa do empregado, mas a exposição dos motivos que determinam e justificam o ato. "Assim, se asseguram os princípios de impessoalidade e de moralidade", afirma .(Processo nº 253/2009, 2ªVT)
Autor: T.R.T. 18ª REGIÃO

Nenhum comentário:

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...