domingo, 12 de dezembro de 2010


A administração da Compesa não se preocupa em fazer novas ligações.O povo precisa de água encanada.e o resultado é este.

Município de Tracunhaém está sem abastecimento d'água há quinze dias

Compesa aponta ligações clandestinas na tubulação como causadoras da falta d'água

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte do Estado, o que mais se vê pelas ruas são pessoas com baldes à procura de água. Dona Alzira, de 60, afirma não ter água nas torneiras há 15 dias. Segundo ela, a Compesa diz que a população não tem pago as contas, o que ela desmente. "Não tem nem como carregar porque água aqui não tem. A compesa diz que a gente não paga água mas a gente está pagando e a água não chega. Nem roupa a gente lavou mais porque água não tem", lamenta.


A dona de casa Antônia Maria do Nascimento também tem recebido as contas da Compesa: “agora mesmo tem uma conta. E eu não vou pagar, porque eu não estou vendo água! Como é que eu vou pagar sem ver água? Não vou pagar, só pago quando eu ver água na torneira", afirma.


Tracunhaém tem 16 mil habitantes e está localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo os moradores, a falta d´água atinge praticamente toda a cidade. O artesanato de barro (fotos 1 e 2), marca da cidade, é uma atividade econômica parada atualmente, uma vez que a água é necessária para os artesãos.


Também existem poucos poços pela cidade, e para onde quer que os moradores dirijam-se em busca de água, a reclamação sobre a falta de informação por parte da Compesa é geral: "a gente pergunta e eles dizem que vão ajeitar, e que ajeitar é esse que nunca chega aqui?”, afirma a dona de casa Jacineide Costa da Silva. Um dos locais com água é um poço localizado numa Escola Estadual próxima à Caixa d’água da Compesa. Carros-pipa também distribuem água: existem carros da prefeitura e carros particulares.


Os particulares faturam alto com a venda, mas poucos moradores podem comprá-la. Da prefeitura, 12 carros pipa distribuem água para os moradores e para as instituições públicas do município, mas de acordo com a população, os veículos nunca distribuem água para o povo. Durante a gravação da reportagem para o NETV, porém, um carro estava distribuindo água para a população. A prefeita do município, Graça Lapa (foto 7), explicou que a prioridade dos carros são as instituições como hospital e escolas, para depois os cidadãos, que ainda podem contar com um sistema de água através de chafariz.


Já a Compesa afirma que vazamentos na adutora que abastece o município estavam causando o problema, mas obras reparadoras já foram realizadas para resolver essa questão. O que pode estar atrapalhando o abastecimento são as ligações clandestinas na tubulação: algumas já foram identificadas pela instituição e outras estão sendo investigadas. Por isso o abastecimento está comprometido.
A POPULAÇÃO SEMPRE PAGA O PREÇO PELO DESCASO DOS NOSSOS DIRETORES!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi pra todos, estou aq indignada pela falta de água há 30 dias na rua australia olinda, estamos em tempo de correr louca isso é desespero

SOBRE QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA NÃO ADESÃO DOS MILITARES NO GOLPE PLANEJADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

        Os ALTOS OFICIAIS MILITARES Golpistas das Forças Armadas, SÓ não entraram no RÍTIMO DO "GOLPE BOZONAZIFASCISTA", por que o...